quarta-feira, fevereiro 10, 2010

TÉCNICAS SUCESSO EDUCATIVO - 2




Estratégia Médio/Longo Prazos

Tentar convencer pelo menos mais quatro compinchas sobre a inevitabilidade da minha pessoa como um desígnio patriótico. No entanto, nunca desprezar o aparecimento de eventuais surpresas desagradáveis e, desta forma, estender as acções de aliciamento, aos restantes membros do CG, na medida em que apareceram outros dois candidatos.

Todas as pesssoas têm pontos fracos e nestes casos certas inconfidências podem conduzir a situações bastante desconfortáveis:

1 - Um dos Encarregados de Educação, de um aluno a frequentar o 9ºano, era também pai de outra criança que frequentava uma EB1 do Agrupamento, e o Encarregados de Educação da primeira era a respectiva Mãe. Mas esta, não era a Mãe da outra criança. O nosso Homem tinha duas famílias, uma legítima em Alvoco e outra desconhecida da oficial em Minas. É evidente que uma causal indiscrição poderia originar, eventualmente um divórcio litigioso. Neste caso, uma mão lava a outra e o dito cujo soube reconhecer de onde soprava o vento dominante.

2 - Um dos alunos eleitos pertencia a uma das minhas turmas, por conseguinte a minha conversa foi muito objectiva e transparente sobre o respectivo aproveitamento futuro de sucesso escolar, nas disciplinas por mim leccionadas, Economia, Sociologia, Psicologia e Área de Integração (síndrome de Ninjinski). Claro que, perante a família, uma classificação de sucesso total poderia significar a obtenção de benefícios muito interessantes.

3 -  Depois direccionei a minha atenção sobre as duas funcionárioa eleitas, uma, por causa de excesso de faltas já tinha sofrido alguns dissabores e a minha predisposição para lhe justificar as faltas, como prestação de serviço oficial, salvou-lhe o coiro (despedimento). Relativamente à outra, auxiliar de acção educativa, em serviço noturno, prometi que todos os funcionários desse turno tivessem acesso gratuito em consumos no Bar.

4 -  Finalmente, tive de fazer trabalho de sapa, investigando os telhados de vidro de outros elementos:

5 -  O presidente da Junta de Frequesia, pai de 3 filhos já adultos, tinha uma fraqueza ao frequentar as chamadas redes sociais, onde, por vezes, tropeçava em interlucotoras ainda na adolescência. Perante os meus conhecimentos rudimentares em TIC foi fácil encostá-lo à parede, principalmente, neste ano de 2010.

6 -  A Presidente do CG (por minha iniciativa) propôs 4 personalidades que deveriam ser cooptadas, invocando razões de natureza Socioeconómico, nomeadamente, ao convidar o Sr. Sousa Silva por ser o maior empregador da região (obtenção de estágios nos cursos profissionais) e meu fiador (os meus ganhos ou perdas podiam ser a fortuna ou a ruína dele), o Presidente da Associação dos Antigos Alunos (Professor que sempre me apoiou: preservar a identidade cultural da Escola), o candidato derrotado à presidência da Mesa da Santa Casa da Misericórdia (o novo Presidente era afecto ao Presidente da Câmara Municipal), com o argumento de que era uma forma de premiar alguém que tinha dedicado muitos anos da sua vida, no engradecimento social da cidade, com a implementação de um Centro de Acolhimento de Pessoas Idosas (era-me indiferente que os Donativos, para reserva de lugar, fossem canalizados para uma conta off-shore da Ilha da Madeira; aliás, eu tinha sido um dos seus apoiantes à recondução da sua pessoa como Presidente), finalmente foi escolhido o Pároco que, sabia donde vinha a sua principal fonte de riqueza económica e social (fraqueza da carne perante paroquianas de emigrantes), pessoa com as competências necessárias para controlar eventuais ovelhas tresmalhadas.

Sem comentários: